sábado, 31 de janeiro de 2009

Dia 8

dia 8, minha casa, acabou-se

pois é, quinta feira prontos para gravar ao meio dia e determinados a terminar a minha parte. foi isso que aconteceu. quanto a parte de gravação nada de novo só gravando takes que a gente precisava com algumas tentativas, mas não muitas porque a coisa foi fluindo bem facil e rapido deu até pra corrigir o primeiro refrão com a alteração de letra que eu tinha esquecido no dia antes.

não precisou de muito tempo até que eu acabei minha parte, ai foi só correr pro abraço, minha parte ja era, agora só falta a frase do vitor, e os backing vocals nas outras musicas, nada muito a falar, só falta terminar pra lançar essas músicas e começar pra valer.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dia 7

dia 7, minha casa, foda-se

depois do grande desastre que foi começar a gravar condição, e devido a alguns obstáculos externos na casa do lucas a gente acabou tirando um dia pra ficar numa boa. dito isso, quarta voltamos pra minha casa para iniciar outra sessão.

na hora de isolar o quarto em vez de fazer todos as coisas da ultima vez, foi só o o colchão na frente da janela e ja era, e foi tudo o que precisavamos mesmo pra evitar que uns barulhos externos vazassem, e também desse jeito não fica muito quente.

na hora de gravar começamos comigo tentando uns takes maiores e depois refinando pra tentar acertar direito as frases, e consegui avançar bastante nas minhas partes falta metade, talvez menos, o lucas tambem aproveitou a hora que eu não ia render mais nada pra gravar a frase dele nessa musica e terminamos o dia.

agora hoje talvez acabe minhas partes e ai só vai faltar o vitor gravar a dele que eu acho que só vai poder amanhã, e acabamos os lead vocals nas musicas, porque indies o instrumental tem umas cagadas em momentos cruciais e vamos deixar pra gravar numa próxima pra ficar melhor. depois disso é arrumar os vocais nas musicas(haha se fudeu lucas), o lucas tem que gravar os backing vocals(haha se fudeu de novo) e talvez se a gente for fazer algum (doppel)gang(ers!) vocals, pra acabarmos essas gravações e finalizar as musicas(opa, lucas mais uma vez voce).

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia 6

dia 6, casa do lucas, meh

depois de uma semana sem gravar, devido a fatores trabalhistas e proletarios (afinal vinils nao se compram sozinhos), voltamos ao inferninho.

como ja estavamos acostumados a parte tecnica de arrumacao e etc, não haviam muitos preparativos pré hora da verdade. a musica ja estava escolhida: condição, e ja sabiamos que ia ser complicado porque tivemos uma experiencia não muito positiva de uma outra tentativa de gravação, mas sinceramente superou as expectativas.

na hora de gravar não consegui nem passar da primeira frase, fiquei uma hora pra tentar acertar 1 frase, 19 palavras, tremenda frustração. não adiantava nada, para pra dar um tempo, tomar uma agua, ficar treinando sem a musica, rezar pra oxum, dessa vez nada adiantou. depois da primeira hora, tentamos partir pra 2 frase pra ver se talvez por algum motivo daria certo(mas quem queriamos enganar) , e foi mais meia hora so de uma frase, até que meu corpo começou a se manifestar, a garganta fraquejar, os olhos lacrimejarem e minhas bolas comecaram a se desprender do meu saco. enfim, paramos pelo dia que não foi nenhum um pouco produtivo no quesito gravação. pelo menos esse foi o dia que rendeu mais risadas na hora de gravação, porque também se não fosse ia rolar um campeonato de tapa na cara.

acho que esse foi um daqueles dias que nada da certo, e nada era pra dar certo. teve até um tremenda chuva que comecou a cair e estragou qualquer plano para sair e relaxar um pouco. agora ja não tenho muitas expectativas pra amanhã mas espero que melhore, se não vou considerar seriamente alternativas pra essa musica em vez de eu ter que canta-la.


por hoje é só, e muito amor ai pra voce.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Dia 5

dia 5, minha casa, sucinto.

nada muito pra falar sobre esse dia. tinha pouca coisa pra fazer foi só questão de repetição até aparecer uns takes bons e ja era, não demorou muito, só aquele mesmo sofrimento. depois foi só curtir o dia, terminamos mais uma musica e só faltam duas.

agora um descanso de uns dias pra depois terminar minha parte e as partes do lucas e do vitor, que eu acho que vai ser mais rapida, quem sabe fevereiro(pq falar fim do mes talvez seja muito otimismo) ja ta tudo pronto?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dia 4

dia 4, minha casa, o retardatario

decididos a terminar de gravar 828p, aproveitamos e comecamos mais cedo pra fazer duas sessões no dia.
a primeira antes do almoço foi basicamente acabar pouca coisa da musica que a gente ja vinha gravando ha dois dias, nada de muito complicado mas ainda sim cansativo, gravamos muitos takes de poucas coisas, mais pra ter sobras mesmo do que por que nao tava indo. feito isso mais uma musica com a minha parte terminada.

depois de fazer um almoço e um descanso o vitor se uniu a nós e o time estava completo. voltamos para os nossos postos e começamos cheap wine. não foi tão dificil quanto eu pensava, e a musica é bem curta então não tem muita coisa pra gravar mesmo. mas pra ter bastantes opções fiquei gravando muitos takes pra poder escolher o melhor(?). com a banda completa nas gravacoes o clima ficou outro mesmo, dificil de explicar mas é outro, tirando o fato de eu suar pra porra e ficar acabado no final. até por causa disso eu achei melhor parar um pouco antes porque eu senti que não ia aguentar muito mais, e não iamos conseguir terminar tudo (e tambem pra dar uma saida e uma relaxada, o que é sempre bom).

por isso hoje (dia 5) vamos provavelmete acabar cheap wine e já era, não temos muita coisa e com um pouco de empenho, fé, sorte (ou seja la o que for que eu acredito) vai dar certo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Dia 3

dia 3, minha casa, a vingança

hora de empacotar as coisas e voltar pra casa, boa e velha casa. com alguma esperança que mudando um pouco de ares a gravação ia ser melhor que ontem.

transformamos o escritorio em estudio, e quando eu digo estudio eu quero dizer deixar ele quente pra caralho, porque colocar um edredom na janela com a persiana fechada e um colchão na porta supreendentemente nao deixa o quarto mais frio. depois disso uma ultima ouvida no que fizemos ontem para ver exatamente o que precisavamos gravar hoje e com um pouco de sorte acabar essa musica, claro que não foi bem assim.

começamos pelo jeito certo, o final. e parecia que dessa vez a gravação ia ser melhor e menos dolorosa que ontem, claro que nao. foi so passar pra proxima parte que tava faltando que de novo o drama de um milhão de takes e eu não fazendo ideia de como cantar certo dependendo na sorte e na aletoriedade da minha voz pra quem sabe dar certo, por mais que eu tentasse nao importava o que eu pensava nao tinha importancia na hora que eu começava a cantar, o cérebro e as cordas vocais trabalhando independentemente (e não no bom sentido).

depois de 2 horas estava acabado e tudo que eu pudia/queria fazer era deitar no sofá e deixar a tv trabalhar em vez do meu cerebro. porém ainda não acabamos a música, mas amanha provavelmente ela acaba e comecaremos uma nova, ha rumores que o vitor se juntará a nós pra sentir o drama.

agora ainda falta ouvir o que eu gravei e separar uma coisas boas, acho que o lucas vai fazer isso alguma hora. por falar em lucas ele ta soluçando e ta me deixando maluco (obviamente ele ta se fudendo bem mais, mas porque não desabafar um pouquinho?), só um john samson bem alto pra esquecer dos barulhos externos.

espero que uma noite na minha cama não de azar, mas claro que isso não vai adiantar porque todo mundo sabe que o planeta explode numa quinta-feira.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dia 2

segundo dia, casa do lucas, o recomeço.

todo o otimismo de ter gravado ontem e acabado a minha parte em uma musica em um dia foi abaixo hoje. escolhi 828p pra ser a segunda porque é a musica cantada que a galera (vitor e lucas) mais curte, agora ja não sei mais se o lucas curte tanto ela, eu com certeza eu no momento ja não curto tanto assim, porque hoje foi complicado.

com 8 horas de sono seguidas fui confiante para o primeiro take, mas pra que? eu ja devia saber que ia dar bosta, nao passou nem do primeiro verso e isso dou o tom do resto da gravação de hoje. desistimos de tentar gravar unidades e passamos pra frases separadas e depois pra algumas palavras e nao adiantava porque eu não tava conseguindo acertar as coisas, não importava o quanto de agua eu bebesse(e olha que foi agua pra caralho, o suficiente pra afogar umas 7 crianças comendo um push pop e jogando pezinho no pátio da escola), ou o quanto eu relaxasse a garganta(estilo heather), ou até mesmo o quanto eu me concentrasse com todas as minhas forças(é, eu sei) nao sai do jeito que a gente(mais o lucas, porque eu só queria ir pra casa e chorar no colo da minha mãe (nossa quantos parenteses nesse paragrafo não?)) queria. tudo isso por umas 2 horas e só pro primeiro minuto de musica.

entao depois de uma pausa pra sair do quarto mais quente do brasil, voltamos pra tentar a segunda parte e quem ia ser mais facil. é claro que não foi. aliás foi até pior, porque a gente conheceu o mundo e voltou para o inferno, e vou falar uma coisa sobre o inferno: ele é quente, fedido e tem a minha voz cantando direto em alto e bom(?) som 24 horas por dia, e se isso parece bom pra voce entao me da uma ligada, aparece em casa pra gente tomar uns birinights e ver o que acontece. mas acho que o que eu quero dizer aqui é que foi cansativo, e um pouco desanimador porque parecia que não tava nada dando certo. aliás a unica coisa que evitou que eu ou o lucas botassem uma bala na minha cabeça foram os momentos pequenos momentos de descontração na hora de algum erro engraçado, um arroto no meio da cantoria, ou a carla perez.

agora o porque hoje nao foi igual a ontem é um mistério, será que minha garganta estava desgastada? será que foi o limão na vodca? será que eu estava afinada até demais? será que foi por que eu dormi mais de 1 hora? será que foi porque eu estava confiante e até feliz? será que foi a agua? será que faltou um feng shui no quarto para equilibrar o mistério? será que eu ja to enrolando demais?

com os nossos espiritos derrotados tudo que resta agora é ouvir os takes e separar os menos piores pra saber por onde começar amanhã, amanhã por sinal mudamos de ambiente e vamos la pra casa, quem sabe adianta de algo, e é capaz do vitor tambem aparecer depois de fazer a inscrição na puc (ae vitor!). mas pelo menos uma supresa boa, por assim dizer, tem takes que parecem utilizaveis o que significa que não foi em vão.

agora ainda temos uma madrugada inteira pra terminar de ouvir e nos preparar para amanhã.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dia 1

dia 1, casa do lucas, o inicio.

depois de ter dormido só por uma hora chegou a hora de comecar a gravar os temidos vocais, apenas com a ajuda do lucas com suas aulas de canto me auxiliando fomos mais uma vez enfrentar o microfone. eu digo isso porque obviamente nao sou nenhum cantor e tudo que eu podia contar era com o lucas dando uma de coach. a gente ja tinha tentado gravar umas coisas aqui e bem o resultado nao foi muito animador, mas acho que depois de um ano tocando e cantando nos ensaios e nos dois (2!!) shows que a gente fez acho que alguma manha eu estava pegando. e além do mais dessa vez ia ser diferente a gente tem um mac e um milhao de novas gambiarras funcionando a todo vapor.

a musica escolhida pra começar foi bella, acho que não a toa, até pq foi por ter escrito essa musica que essa banda existe, então me pareceu uma escolha justa.

a hora de gravar foi uma imagem talvez perturbadora uns, um quarto pequeno, janelas fechadas luz apagada, um colchão bloqueando a porta, cabos pra todos os lados, e dois caras semi-nus suando com fones de ouvido, um sentado em frente a um banco de madeira com um tampo velho (que precisou de uma passada de aguinha milagrosa) por cima para improvisar uma mesa apertando o rec e falando `vai de novo/ agora dessa parte/tenta mais assim` e outro tentando cantar/gritar/se esguelar num microfone alguma coisa sobre alguma garota e tentando nao desafinar muito.

depois de umas 2 horas enclausurados, tomando muita agua, suando pra caralho e com palavras que antes me inspiravam ja perdendo o sentido parecia que tinha chegado ao fim. e para uma agradavel supresa o resultado tinha ficado bem melhor que o esperado, e tudo que precisavamos era um merecido descanso depois de um trabalho arduo, um refri itaipava, um cigarrinho, uma piscina e mais um pouco de wii, porque nao?

depois de tudo isso lucas assumiu novamente o mac para terminar de organizar os vocais e transformar tudo numa unica faixa de pura voz de marcelo, entao mais uma vez ouvindo e reouvindo minha voz saindo do computador, e pensando em quais partes estao menos piores e se vai ficar bom no final com a musica.

Incrivelmente conseguimos acabar isso hoje, um fato inédito, nao precisei mais gravar nenhum vocal pra essa musica, claro que ainda nao acabou, o lucas ainda vai gravar os backs e ele precisa terminar de sincar as coisas hoje, mas antes disso eu vou terminar de escrever isso aqui na varandinha, fazendo isso vendo o dvd dos los hermanos, espiando pra ver se a vizinha dele nao apareçe ai e falando sobre o fim do nocao de nada e a camiseta nova do phone trio.

acho que acabei escrevendo demais mas foi um dia bom e produtivo, com esperancas de que agora essa porra vai.
e amanha tem mais, espero pelo menos conseguir dormir um pouco mais.

Dia Zero

vocais, dia zero, casa do lucas.

depois de arduamente gravarmos os instrumentos em duas horas no estudio no fim do ano passado, passaram os vestibulares, viagens e finalmente tomamos vergonha na cara pra terminar essas musicas.

ontem (domingo) eu vim aqui na casa do lucas pra começar essa palhaçada de gravar vocais. Munido do meu macbook, meus hamburguers de soja e minha bela (?) voz estava pronto pra recomeçar o pesadelo. Depois de desistir de fazer uma pré e deixar pra ver o que ia acontecer, curtimos um wii, e fomos dormir. Dormir pra que se voce pode ficar acordado até as 7 morrer por uma hora e depois ficar inquieto jogando bejelewed no ipod ouvindo um weakerthans até o meio dia. Depois de filar almoço e mais um pouco de fifa no wii estavamos prontos.
será mesmo?